Quando João Guimarães Rosa usou este Provérbio capiau para mostrar a energia de Augusto Matraga, ele nos deu uma referencia... As coisas mais comuns e que são nossas habilidades precisam ser postas em prática; tem que fazer sentido e existir utilidade.
A alfabetização tem esta mesma conotação.
Ela acontece quando o desenho é pouco para dizer o que eu quero. Faz parte das relações e precisa explodir em uma necessidade.
A criatividade, a fantasia, a emoção tem que estar impulsionando a linguagem.
Não é boniteza, é necessidade!!!!
Mas fomentar, auto regular e impulsionar a escrita, vem como resultado de uma necessidade de comunicar algo.
"Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando[...] Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada. Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..." Clarice Lispector
Se seu filho ou sua filha está no inicio da fase da alfabetização e tudo parece incômodo e moroso, não se preocupe demais, procure uma ajuda psicopedagogia; podemos ter dar norte para criar esta base impulsionadora de uma forma muito assertiva, viável e prática.
O que não pode acontecer, é ele ou ela, acharem que não darão conta. Virar um temor e/ou uma tristeza.
Cuidar e olhar agora resolvem muitoooo:)
Saiba como entrando no grupo https://chat.whatsapp.com/HdcvLUyf7e506Kfzxw2LAh
um bate papo sobre questões, possibilidades, dicas e apoio :)
Participe, encante e se encante!!!
Comments